BASTA DE MORTES, CHEGA DE VIOLÊNCIA!
Sarandi quer um futuro para população e para a juventude!
A crise das drogas em nossa cidade é um problema social que cresce martirizando e fazendo crescer o sofrimento em inúmeras famílias. Sabemos que não é um problema apenas de Sarandi. No Brasil e no mundo as drogas crescem com a crise mundial do sistema capitalista.
Mas sabemos nós que vivemos em Sarandi, quais as causas dessa crise. A falta de empregos, as precárias condições educação pública, a falta de vagas no ensino superior, a falta de infra-estrutura pública para atividades esportivas, a falta de espaços para a arte e a cultura, as terríveis condições de trabalho que desestruturam a família e a vida social da população criam o ambiente para a expansão da droga entre a população e em especial a juventude, como meio de fuga desta dura realidade.
Em Sarandi as drogas não são mais um problema isolado. Semana após semana vemos as vítimas sendo enterradas. Amigos, parentes, irmãos, todos sendo vítimas desta epidemia, até agora já são mais 40 homicídios e na maioria absoluta dos casos existe relação direta com o uso e o comércio das drogas.
Na mídia o que vemos é cada vez mais espaço para a descriminalização ou legalização das drogas. Já o Estado impõe ao jovens a repressão, nunca oferecendo trata-mento e oportunidades de um futuro.
Nós, trabalhadores, jovens, donas de casa e entidades e organizações reunidos em Sarandi sabemos que a questão das drogas é uma questão política. Que para combatê-la é necessário ir a raiz dos problemas de nossa cidade, é necessário resolver as questões sociais de Sarandi.
Para garantir que os jovens tenham acesso a uma verdadeira formação profissional, para buscarem empregos, com direitos e salários dignos acreditamos ser vital a instalação de uma Escola Técnica Federal, um Instituto Federa de Ensino Tecnológico (IFET) em nossa cidade. Por isso, nos dirigimos ao Ministério da Educação e a presidente da República para que cumpra a promessa de instalação de um IFET em nossa cidade.
Para garantir uma educação pública de qualidade para todos, em todos os níveis e séries; é preciso exigir a valorização dos profissionais da educação em nosso município, o que começa por reconhecer os direitos dos trabalhadores em educação, o prefeito deve cumprir a lei do Piso Salarial dos Professores! Não aceitamos a desculpa que não há verbas para cumprir a lei. Não há solução para os problemas sociais sem investimento na valorização dos profissionais da educação! Investir na educação é investir no futuro para a juventude e na melhoria da vida para toda população de Sarandi.
Para garantir o acesso a cultura nós reivindicamos construção de um Centro Cultural Público Municipal onde possam ser desenvolvidos projetos artísticos e culturais como teatro, musica, dança e outros a toda juventude sarandiense. Investir no serviço público de cultura é investir no futuro para a juventude e na melhoria da vida para toda população de Sarandi.
Para garantir o acesso ao esporte é preciso recuperar toda a infra-estrutura municipal de esporte que hoje se encontra abandonada e desprezada pelo poder público. Precisamos revitalizar estes espaços público e necessitamos da construção de um Centro Poliesportivo Municipal em nossa cidade, com profissionais e equipa-mentos para estimular a prática e a educação esportiva na nossa cidade. Investir no serviço público de esporte é investir no futuro para a juventude e na melhoria da vida para toda população de Sarandi.
Para garantir o trata-mento dos jovens e trabalhadores que sofrem com o problema das drogas devemos exigir do Governo Estadual a construção de uma clínica pública em nossa cidade, com a infra-estrutura necessária para atenderem as famílias tragicamente atingidas pelos males das drogas,garantindo assistência pública, sem precisar depender das clínicas privadas.
Basta de mortes,não queremos nossa cidade uma cracolândia, infestada de seres humanos trans-formados em zumbis pela alienação destruidora das drogas. Não queremos nossa cidade um depósito de pessoas sem esperança. Só existe futuro quando há esperança. Só há esperança quando há perspectivas. E para nossa cidade ter perspectivas é preciso fortalecer os ser-viços públicos em nossa cidade.
Com base nesses compromissos, nós, trabalhadores, jovens, donas de casa e entidades e organizações nos comprometemos em nos unir e lutar por cada uma dessas rei-indicações para conquistar um futuro digno para a juventude e para toda a população de Sarandi.
Assinam o manifesto:
APARECIDO RODRIGUÊS (CIDINHO), presidente da Associação de moradores do Jardim Panorama e Independência; NILSON DO NASCIMENTO, Oposição Sindical –SISMUS (servidores municipais); ADAUTO DA SILVA, professor e presidente licenciado do PT; APARECIDO BIANCHO (BIANCO), Vereador do PT; MATEUS AUGUSTO DE SOUZA DUARTE, presidente da Associação de moradores do Jardim Castelo; ALFREDO PERES, Associação de moradores do Jardim Panorama e Independên-cia; ROSILDA MARTINS VIEIRA, presidente da Associação de Moradores do Pq. Alvamar; LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS, diretor do Colégio Estadual Helena Kolody; MARIA INÊS VICENTINI, pro-fessora, Oposição Sindical-SISMUS (Servidores municipais); DANIEL BIANCHO, professor –Colégio Estadual Cora Coralina; DIEGO DE MIRANDA, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Indepen-dência; MAYCON CARLOS, estudante do Colégio Estadual Jardim Panorama; GEOVANA LAYS DE OLIVEIRA, estudante do Colégio Olavo Bilac.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
IFET em Sarandi... Sonho tanto com isso... Espero que venha...
ResponderExcluir